Imagine um pedaço de material como o da figura, pode ser de secção circular ou retangular. Cada pedacinho de comprimento vai ter uma dada resistência e a soma das resistências de todos esses pedacinhos vai ser a resistência final do material.

Este é o conceito de resistividade de um material, que é uma medida da oposição que esse material faz à passagem de corrente e tem por unidade Ω.mm2/m.

 

Já antes, no cálculo da energia dissipada numa resistência por efeito de Joule, referimos que a resistividade, no caso do cobre, seria diferente em função da sua temperatura. Também já neste capítulo, a propósito da codificação de resistências, falamos na sua variação em função da temperatura.

Assim porque a resistividade varia com a temperatura, houve necessidade de ao criar uma tabela de resistividade de materiais a fixar para uma dada temperatura, neste caso 20ºC que é assumida como temperatura ambiente.

Ora, voltando ao pedaço de material circular ou retangular acime referido, a sua resistividade não é o mesmo que a sua resistência elétrica. A resistividade é então uma característica intrínseca do tipo de material e que para daí extrapolar para a resistência do pedaço do material é necessário correlacionar com o comprimento e com a secção quadrada do pedaço de material.

 

Desde logo percebe-se que a resistividade corresponde à resistência de um material de 1m de comprimento e com 1mm2 de secção quadrada.

 

Ainda que aumentando o comprimento aumenta a resistência, diminui o comprimento diminui a resistência. Também aumentando a secção, diminui a resistência e vice-versa.

Já vimos que o aumento da secção tem como consequência a diminuição da resistência. Pensemos também na lógica disto, se o “caminho” dos eletrões é mais largo, maior será a facilidade com que percorrem, logo a resistência é menor.

Ainda outro conceito. Sendo a resistividade a medida de oposição à passagem de corrente, a condutividade é o seu inverso, ou seja a medida da facilidade com que um material é atravessados por cargas elétricas.

 – Condutividade (lê-se sigma) (Ω.m-1)