Quando falamos na rede de distribuição em Portugal, falamos numa distribuição de eletricidade a 230V entre fase e neutro a 50Hz, mas, o que significa isso?

230V é o valor de tensão eficaz (RMS), imagine apenas que uma tensão DC para “transportar” a mesma energia teria uma tensão constante de 230V. No caso da tensão alternada sinusoidal:

Logo a tensão de pico é 325V. Este sim é o valor máximo entre fase e neutro na rede elétrica.

Figura 1

Uma tensão alternada sinusoidal começa em 0V, e vai crescendo até atingir o valor máximo, neste caso 325V. Nesse momento está a ¼ do seu ciclo. Começa então a descer até chegar a 0V. Quando isso acontecer está a metade do ciclo. A tensão entra agora em valores negativos, e por isso a corrente está agora invertida. A tensão vai assim crescendo em valor negativo até alcançar o valor de pico negativo, -325V. Nesse momento está a ¾ de ciclo. O valor ainda negativo decresce até 0. Quando isso suceder está cumprido 1 ciclo. A partir daqui tudo se repete.

Cada ciclo tem a designação de período e representa-se pela letra T. A frequência é o inverso do período.

T - Periodo (s)

f – Frequência (Hz)

logo para 50hz T = 1/f =1/50=20ms. Isto significa que cada ciclo de tensão tem a duração de 20ms. De outra maneira, 50Hz significa que a tensão tem 50 ciclos por segundo.

Figura 2

Considere uma lâmpada ligada a uma tomada. Esta tomada está ligada à rede elétrica nacional, pelo que aos seus terminais existe uma tensão AC de 230V a 50Hz. Sai um fio de um dos terminais da tomada, a que designamos fase até à lâmpada e do outro lado da lâmpada vai um fio até o outro orifício da tomada a que designamos neutro. Na rede elétrica nacional, o neutro está sempre a 0V porque ele está conectado à terra. Isto significa que é o terminal de fase que “toma” o valor de tensão. Assim este terminal vai variar entre um máximo de 325V e um mínimo de -325V. Dizemos que a fase está a 230V porque a “etiquetamos” com a sua tensão RMS (eficaz).